PEC Desenvolvimento Curricular

 

PEC Desenvolvimento Curricular

https://drive.google.com/drive/folders/1idMvaUuaqgVEWMqM8Dh6SweTmQ_siFpA




🧠 Atribuições do Professor Especialista em Currículo Desenvolvimento Curricular   (Resolução SEDUC n.° 111/2024)

1. Articulação Curricular
Integração entre currículo, recursos pedagógicos (digitais, impressos, plataformas) e avaliações externas (Prova Paulista, SARESP, SAEB, PISA).


2. Formação e Apoio
Formação e apoio a professores e coordenadores no uso dos recursos pedagógicos e avaliações externas.


3. Análise de Indicadores
Acompanhamento de desempenho e uso de plataformas.
Identificação de escolas com maior necessidade de apoio.


4. Plano de Ação
Elaboração e execução de planos para melhorar resultados e aprendizagem.


5. Encontros Presenciais/Virtuais
Reuniões periódicas com escolas de baixo desempenho.


6. Visitas Presenciais
Visitas regulares às escolas para orientação e formação com base nos indicadores.


7. Observação de Aulas
Assistência a aulas previamente agendadas para apoiar práticas pedagógicas.


8. Participação em Formações
Participação em formações da SEDUC e disseminação das estratégias nas escolas.


9. Planejamento de Formações
Execução de formações presenciais e online conforme diretrizes da SEDUC.


10. Promoção de Atividades Formativas
Criação de oficinas, grupos de estudo e outras ações voltadas ao currículo e recursos pedagógicos.


11. Compartilhamento de Boas Práticas
Disseminação de experiências bem-sucedidas entre escolas e equipe pedagógica.


12. Apoio aos Municípios
Apoio pedagógico e formações para municípios em regime de colaboração.


13. Atendimento a Demandas
Resolução de dúvidas e demandas das escolas e equipe pedagógica.


14. Apoio à Inclusão e Convivência
Colaboração com especialistas em Educação Especial e Convivência.


15. Programas e Projetos
Implementação e acompanhamento de programas da SEDUC.


16. Participação no Núcleo Pedagógico
Envolvimento em planejamento, alinhamento e outras atividades do Núcleo.